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Curso 5 – As 5 Forças de Porter - Como obter uma visão ampla da concorrência?
Conheça o modelo das Cinco Forças de Porter e saiba como aplicar na análise da competição entre empresas. Michael Porter considera cinco as "forças" competitivas, para desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Entenda como essas forças focam no micro ambiente, em contraste com o macro ambiente. E também, como Porter avalia que a abrangência das regras da concorrência define a atratividade de uma indústria.
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O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Os detalhes da Rivalidade entre os Concorrentes – Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também à inovação e marketing.
- O passo-a-passo do Poder negocial dos Compradores - Os clientes exigem mais qualidade por menor preço de bens e serviços, forçando os preços para baixo, jogando os concorrentes uns contra os outros.
- Como usar o Poder negocial dos Fornecedores - Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa podem ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou, por exemplo, cobrar preços elevados para recursos únicos.
- Como avaliar a Entrada de Novos Concorrentes - Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma parcela de um setor e recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente se estabelecer pode haver perda de rentabilidade por parte da empresa. Com a ajuda de barreiras ficará difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabeleça no mercado, vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado. Essa ameaça também pode ser conhecida como A ameaça de novos entrantes, ou mesmo Barreiras à entrada de concorrentes.
- A importância dos Produtos Substitutos - A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que desempenham funções equivalentes ou parecidas, é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas. Assim os substitutos (bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de prosperidade.
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