Domine as 10 principais Ferramentas de Gestão

Curso 9 – P.D.C.A. - Como promover a melhoria contínua dos processos?

Aprenda e domine a técnica PDCA de melhoria contínua que elevou o Japão no pós-guerra à potência mundial: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar), Act ou Adjust (agir ou ajustar). É uma ferramenta baseada na repetição de 4 passos em processos sucessivos, buscando a melhoria de forma continuada para garantir o alcance das metas necessárias. Seu foco é tornar os processos mais ágeis, claros e objetivos.


Acesse o sistema para se matricular.

R$199,90


access_time
6h
para conclusão
star_border
N/A
(Não avaliado)
date_range
180 dias
Prazo do curso
Certificado
Digital
language
Idioma
Português


O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Planejar - Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (metas). Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada. Quando possível, começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.
  • Desenvolver / Executar / Dirigir - Implementar o plano, executar o processo e fazer o produto. Definida como a etapa executiva da metodologia PDCA, deve executar cada um dos processos. Antes de iniciar a fase de execução é necessário treinar todos os envolvidos no processo para garantir que todos estejam comprometidos e tudo saia conforme o planejamento da etapa anterior.
  • Checar / Conferir / Verificar - Estudar o resultado (medido e coletado no passo anterior “Desenvolver”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos do passo “PLANEJAR”) para determinar as diferenças. Procurar por desvios na aplicação do plano e também olhar para os ajustes permitidos na execução do próximo passo, ou seja, "AGIR". Após planejar e pôr em prática, o gestor deve monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com os objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações em relatórios específicos.
  • Alavancar / Ajustar / Atuar / Agir - Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. O plano PDCA pode implementar as ações: Corretiva, Preventiva, de Melhoria ou Análise Crítica para atingir a melhoria contínua, assegurar a operação e controle dos processos produtivos.

PRÉ-REQUISITOS

Não é necessário ter conhecimentos prévios para acompanhar o curso.

CURSO IDEAL PARA

Gestores, gerentes e proprietários, empreendedores, estudantes, professores e todos interessados em aprender sobre Gestão.





Avaliações

DO CURSO

Ainda não existem avaliações para este curso.