Regras para submissão e seleção de conteúdos

1. Disposições gerais

Para que o(a) instrutor(a) crie cursos para a Plataforma Inatel Online, é necessário possuir:
– Computador (desktop ou notebook);
– Câmera ou Smartphone;
– Microfone de lapela.

Recomenda-se um tripé ou fixador/suporte de celular.

O Inatel Online disponibilizará para os instrutores selecionados um curso preparatório sobre criação de cursos para a Plataforma Inatel Online. Ao término do curso, o instrutor receberá um certificado de participação.

O Inatel Online oferecerá suporte aos instrutores selecionados, interagindo pelos fóruns do curso para orientar e eliminar dúvidas sobre estrutura de cursos, atividades de aprendizagem, produção de vídeos, apostilas e criação de atividades na plataforma.

A produção de vídeos e apostilas digitais, incluindo elementos gráficos, tais como figuras, tabelas, quadros, gráficos, dentre outros, é independente, ou seja, de responsabilidade dos instrutores selecionados, seguindo as orientações informadas no curso preparatório para criação de cursos para a Plataforma Inatel Online.

Os instrutores selecionados deverão firmar um contrato de parceria com o Inatel.

Cada instrutor selecionado terá 45 dias para criar um curso gratuito de 2 horas e 60 dias para criar cada curso pago de 8 horas, referente à trilha de aprendizagem proposta.

Os cursos depois de prontos serão analisados e avaliados pelo Inatel Online. O(a) instrutor(a) receberá feedback sobre a aprovação ou não ou adequações a serem feitas.

O esclarecimento a dúvidas de alunos, correções de trabalhos/projetos abertos (se houver) e as devidas atualizações dos conteúdos dos cursos são de responsabilidade do(a) instrutor(a) selecionado(a).

O(A) instrutor(a) deverá esclarecer as dúvidas dos alunos em até 2 (dois) dias úteis após a postagem do(a) aluno(a).

A Finatel fará o repasse mensal ao(à) instrutor(a) nas seguintes condições:

– R$10,00 (dez reais) por aluno que efetivar a matrícula em cada curso pago de autoria do(a) instrutor(a), hospedado no Inatel Online, exceto quando se tratar de curso gratuito;

– Para os primeiros 100 (cem) alunos de cada curso hospedado pelo(a) instrutor(a) haverá um repasse adicional de R$10,00 (dez reais) por aluno que efetivar a matrícula em curso pago no referido mês, exceto quando se tratar de curso gratuito.

Para receber o valor mensal, o instrutor deverá emitir nota fiscal e a conta bancária informada para pagamento deverá ter a mesma titularidade do emissor da nota fiscal.

2. Sobre a seleção de conteúdos para o Inatel Online

A comissão avaliadora do Inatel Online receberá as propostas enviadas e definirá, mensalmente, uma pontuação para cada proposta de acordo com os seguintes critérios:

1. Adequação às áreas de atuação do Inatel:
a. Conteúdos totalmente aderentes às áreas de atuação do Inatel – 5;
b. Conteúdos parcialmente aderentes às áreas de atuação do Inatel – 2;
c. Conteúdos não aderentes às áreas de atuação do Inatel – 1;

2. Titulação do proponente:
a. Doutorado – 5;
b. Mestrado – 4;
c. Pós-Graduado – 3;
d. Graduado – 2;
e. Outro – 1.

3. Experiência profissional do(a) instrutor(a) com o conteúdo proposto ou com tecnologias correspondentes:
a. 10 anos completos ou mais – 5;
b. 5 a 9 anos – 4;
c. 3 ou 4 anos – 3;
d. 1 ou 2 anos – 2;
e. Menos de um ano – 1.

4. Experiência do(a) instrutor(a) com ensino/instrução/educação:
a. 10 anos completos ou mais – 5;
b. 5 a 9 anos – 4;
c. 3 ou 4 anos – 3;
d. 1 ou 2 anos – 2;
e. Menos de um ano – 1.

5. Performance na criação de um vídeo de apresentação em que o instrutor se apresenta, conta suas experiências profissionais, apresenta a trilha de cursos que intenciona criar para o Inatel Online e apresenta a importância de seu conteúdo para o mercado. O vídeo deve ter duração de no máximo 5 minutos. O candidato receberá uma pontuação de 1 a 5.

6. Com base na pontuação obtida, a comissão escolherá quais conteúdos e respectivos instrutores foram selecionados naquele mês, para iniciar o desenvolvimento de cursos para o Inatel Online.

7. Todos os proponentes receberão retorno do Inatel Online a respeito da submissão de sua proposta.